Notícias

#Prefeito | 23 DE NOVEMBRO DE 2017

Em dias com Lei Complementar n° 131 de acordo com a fiscalização do TCE\CE (Mês Referência Outubro/2017)

A Lei Complementar nº 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) dispõe em capítulo específico sobre a TRANSPARÊNCIA, CONTROLE E FISCALIZAÇÃO, seguindo-se sua Primeira Seção sobre o tema Transparência da Gestão Fiscal.

O caput do art. 48 da LRF define os instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais deve ser dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e o Relatório de Gestão Fiscal (RGF).

A Lei Complementar n° 131, de 27 de maio de 2009, conhecida como Lei da Transparência, trouxe inovações à Lei de Responsabilidade Fiscal, dispondo que esta transparência deva ser assegurada, também, mediante liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público, e adoção de sistema integrado de administração financeira e controle que atenda a padrão mínimo de qualidade, tudo conforme regula o Decreto Federal nº 7185/2010 e o art. 48-A da LRF.

A fiscalização contempla, dentre outros aspectos, as prerrogativas do art. 63 da LRF, que faculta aos Municípios com população inferior a 50 mil habitantes e que se encontrem dentro dos limites relativos à despesa total com pessoal ou à dívida consolidada, a possibilidade da divulgação do Relatório de Gestão Fiscal – RGF na periodicidade semestral. A periodicidade abrange indistintamente os Poderes Executivo e Legislativo e deve ser obedecida por todo o exercício. Registra-se que o enquadramento dos municípios ocorreu a partir da análise dos dados das Prestações de Contas em Meio Informatizado do SIM, mesma base utilizada na confecção do Relatório de Acompanhamento Gerencial – REAGE.

Nesse sentido, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará – TCE Ceará, no uso de suas atribuições legais, realiza o acompanhamento mensal nos sítios eletrônicos e Portais da Transparência dos Poderes Executivo e Legislativo municipais, a fim de verificar o cumprimento do disposto nos art. 48 e 48-A da LRF, bem como ao que determina o Decreto Federal n.º 7.185/2010.

 

Deixe seu comentário

OUTRAS NOTÍCIAS

#Saúde | 02 DE FEVEREIRO DE 2018

Uma vez que este mes foi escolhido como o Mes de Combate Mundial a Leucemia.

#MeioAmbiente | 01 DE FEVEREIRO DE 2018

Se você não aguenta mais o barulho causado pelo seu vizinho é hora de tomar uma atitude. Se já conversou com ele e não teve resultados, siga os seguintes passos:1- Vá até a delegacia mais próxima e faça um B.O. - Boletim de Ocorrênc [...]

#MeioAmbiente | 24 DE JANEIRO DE 2018

COMBATE AO MOSQUITO - TODOS JUNTOS NESSA LUTA [...]

#Cultura | 18 DE JANEIRO DE 2018

De 18 a 20 de janeiro realiza-se em Itaitinga o CEARÁ LEITORUm projeto de incentivo à leitura com ações culturais e formativas, tendo como foco as editoras filiadas à Câmara do Livro Cearense - CCL; Na livraria do "Booktruck " o público terá opo [...]

#AssistênciaSocial | 20 DE DEZEMBRO DE 2017

Dia de 11 de dezembro a Primeira-Dama do Município, e Secretária de Assistência Social, Fátima Helena Rangel e equipe, e o Vice-prefeito Zée Neto que participaram hoje no Centro de Eventos de Fortaleza, a convite do governador Camilo Santana e da primeira-dama On&ea [...]

Prefeitura Municipal de Itaitinga

LOCALIZAÇÃO

 Av. Cel. Virgílio Távora, nº 1710 Centro

 (85) 3377-1361

 prefeito@itaitinga.ce.gov.br

REDES SOCIAIS