24/05/2016

Prefeitura de Itaitinga promove mutirão de cirurgias de catarata

A Prefeitura de Itaitinga, através da Secretaria de Saúde do município, vem promovendo mutirões de cirurgias de catarata. Nesta quarta, 25 de maio, a partir das 7 horas, mais um grupo de itaitinguenses irá se submeter ao procedimento no Centro de Especialidade Oftalmológica de Maracanaú (CEOM).

Nesse primeiro momento, 32 munícipes serão beneficiados. De acordo com a coordenadora da Central de Regulação, Iordan Pessoa, a gestão está disponibilizando o transporte, os exames de biometria e mapeamento e o lanche dos pacientes, que devem chegar ao local da cirurgia em jejum.

Iordan também explica que a gestão irá viabilizar esse procedimento no Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Para conseguir fazer a cirurgia, o itaitinguense só precisa levar o encaminhamento médico na Central de Regulação do município, situada na Secretaria de Saúde.

Entenda um pouco mais sobre a catarata

A catarata, que geralmente atinge os idosos, é a perda da transparência do cristalino, lente situada atrás da íris, que pode ser congênita ou adquirida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, ela é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo.

Última atualização: 24/05/2016 às 21:53:07