01/06/2016

Itaitinga está no grupo de 27 cidades do CE que cumprem a LRF quanto a gastos com pessoal

O município de Itaitinga é exemplo no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) quanto aos gastos com pessoal no Ceará. É o que mostra matéria do jornal Diário do Nordeste desta terça, 31 de maio, em seu caderno de Política.

Segundo o texto, intitulado "68 prefeitos do CE estão na lista negra do TCM", enquanto 37% das prefeituras (68 cidades) do Estado ultrapassaram o gasto máximo com o pagamento de pessoal, somente em 27 cidades (14,67%) - entre elas Itaitinga - os prefeitos cumprem à risca os percentuais exigidos pela LRF.

Quando ultrapassa o limite imposto pela lei, o prefeito fica sujeito à perda do mandato e a responder ações de improbidade administrativa nos campos cíveis e criminais com chances de chegarem a ser presos.

No levantamento do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), ficou constatado ainda que pelo menos 23% das prefeituras atingiram o limite de alerta, que vai de 48,6% a 51,29% da Receita Corrente Líquida, enquanto outras 66 alcançaram o limite prudencial (entre 51,30% e 53,99%).

Itaitinga ficou no grupo de prefeituras que estão abaixo desses índices, ao lado de outras cidades importantes como Fortaleza, Sobral, Aracati, Cascavel, Eusébio, Icapuí, Fortim, Forquilha, Pentecoste, Piquet Carneiro, Poranga, Potiretama e São Gonçalo do Amarante.

"Essa é uma mostra de como a gestão Governando Para Todos respeita o dinheiro do povo. Enquanto recebemos o município em dificuldades históricas tanto na área administrativa e financeira quanto de infraestrutura, pensamos no longo prazo. Reestruturamos os setores de Controladoria e Finanças, aumentamos a arrecadação própria para nos contrapormos à queda nos repasses federais do FPM, respeitamos a lei quanto aos gastos com pessoal e aplicamos devidamente os percentuais constitucionais em Saúde e Educação, em alguns casos até mais", afirma o prefeito Abel Cercelino. De acordo com ele, Itaitinga hoje tem solidez financeira e um bom limite de endividamento para realizar investimentos.

Confira a íntegra da matéria do Diário do Nordeste AQUI

Última atualização: 01/06/2016 às 19:54:14