CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 12/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura comemora 10 de SAD-Itaitinga

O SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) de Itaitinga comemorou no ultimo dia 10 sua primeira década de existência e de muita assistência àqueles que mais precisam de atenção e de cuidados. Criado pelo Ministério da Saúde (SUS), o SAD tem a função de desospitalizar pacientes e, de forma segura, tratá-lo em domicílio. O SAD atende pacientes acamados, que necessitam de amparos assistenciais de uma equipe multiprofissional.

A equipe do SAD de Itaitinga é composta por profissionais da enfermagem (técnico e enfermeiro); fisioterapia; médicos; estomaterapia (enfermeira especialista em feridas); nutrição; fonoaudiologia; saúde bucal (dentista) e psicologia - objetivando amparar, também, o cuidador dos pacientes acompanhados pelo SAD, em 2022, a Secretaria de Saúde de Itaitinga inseriu um psicólogo à equipe.

Para a coordenação do SAD-Itaitinga, há muitos motivos a serem comemorados nesses 10 anos de serviços prestados à população itaitinguense: "Ainda temos muito a crescer e a desenvolver projetos de melhorias, mas estamos cientes do quanto o SAD-Itaitinga melhorou em qualidade, alcançando centenas de famílias e inúmeras vidas ao longo desses anos".

Além da ampliação da equipe na atual administração, o SAD também comemora a conquista a aquisição de um consultório móvel. Equipado com instrumentos de odontologia, o consultório móvel possibilita o cirurgião-dentista ir ao domicílio do paciente e realizar procedimentos dentários.

Sem a necessidade do paciente se deslocar do ambiente familiar, esse serviço oferecido pelo SAD-Itaitinga estreita a relação entre os profissionais do (SUS) e o paciente, numa relação cuja finalidade é o restabelecimento da saúde dos pacientes, com mais qualidade de vida e humanização do serviço oferecido.

O evento, ocorrido na Câmara Municipal de Itaitinga, contou com a presença do Secretário de Saúde, Ângelo Nóbrega, e com a presença do artista Uchôa Negro, que abrilhantou o momento com música e a leitura de um cordel feito pelo poeta Moisés Ribeiro.

#Saúde 08/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Técnicos da Saúde de Itaitinga visitam a AGEFIS

Na tarde de ontem (7), o secretário de Saúde de Itaitinga, Ângelo Nóbrega; os coordenadores da vigilância em saúde, Cleonardo Costa e Humberto Carneiro; juntamente com a fiscal ambiental Valquíria Lima; o ouvidor Thiago Bezerra, e a arquiteta da SEMAM, Daniele Falcão, reuniram-se na AGEFIS (Agência de Fiscalização de Fortaleza).

A AGEFIS é uma autarquia municipal, criada em dezembro de 2014, cuja finalidade básica é a implementação de uma política de fiscalização urbana municipal, em consonância com a política governamental e à legislação aplicável.

A visita objetiva promover um ambiente de troca de experiências; apropriação de protocolos; fluxos e procedimentos exitosos, além de estabelecer parceria de intercâmbio de informações, com a finalidade de promover fiscalização dos diversos setores da sociedade, a fim de estabelecer uma cidade mais segura para os munícipes.

O encontro foi promovido pela secretaria de saúde, por meio do NUMEPS. A Gestão Municipal continua comprometida com a qualidade dos serviços prestados pelos servidores aos munícepes, garantindo que os serviços ocorram de forma ética, respeitosa e responsável.

#Saúde 05/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura continua investindo na Saúde de Itaitinga

A Prefeitura Municipal de Itaitinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adquire um novo aparelho de ultrassonografia para o Hospital e Maternidade Ester Cavalcante Assunção (HMECA). Por meio do novo equipamento os profissionais obtém imagens em alta resolução e pós processamento mais eficiente.

A equipe hospitalar responsável pela utilização do aparelho já testou o equipamento em treinamento recebido hoje (5/03) e está preparada para ampliar e melhorar ainda mais à Saúde do itaitinguense.

Diversas são as aplicações do aparelho (VINNO X1), que dispõe de tecnologia avançada e aplicação clínica versátil, com fluxo de trabalho eficiente para as áreas da ginecologia, obstetrícia, cardiologia, traumas e outras.

A inovadora plataforma RF da VINNO adquire 40 vezes a quantidade de sinal bruto para processamento de back-end. O aparelho conta com um monitor LED de 15" de alta resolução, com opcional em tela LED de 19"; painel touch screen de 8", que permite menos teclas físicas, tornando prático e rápido o acesso aos parâmetros.

#Saúde 21/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Profissionais da Saúde visitam a Casa de Cuidados do Ceará

Na tarde do dia 20 de março de 2023, profissionais da Secretaria de Saúde de Itaitinga, integrantes do Serviço de Atendimento Domiciar (SAD) e um representante da Atenção Básica, realizaram uma visita técnica a Casa de Cuidados do Ceará, unidade situada no hotel Uirapuru, em Fortaleza.

A Casa de Cuidados, inaugurado em 2021, tem o objeto de dar assistência aos pacientes da linha do crônico, que não estão mais em necessidade de estarem internados numa unidade hospitalar, mas ainda não têm condições de retornarem ao domicílio.

A Casa de Cuidados atua em parcerias com os SADs, quando o paciente já pode ir para casa. Trata-se de uma instituição que faz reabilitação, orientação aos cuidadores e cuidados paliativos. Conhecer os fluxos e os protocolos assistenciais é importante para equipe de saúde ter um olhar ampliado e humanizado.

#Saúde 31/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde de Itaitinga realiza capacitação de profissinonais que atuam em unidade prisional

Nos dias 29 e 30 de Janeiro, a Secretaria de Saúde de Itaitinga, através do Núcleo Municpal de Educação Permanente em Saúde (NUMEPS) e o NEPS do Hospital e Maternidade Ester Cavalcante Assunção (HMECA), atendendo uma demanda da Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará, realizou uma capacitação sobre o Gerenciamento e Manuseio de Resíduos Sólidos e Utilização de EPIs.

A capacitação dos profissionais da Saúde e da limpeza do Hospital Geral e Sanatório Penal Professor Otávio Lobo (HGSPPOL) visa contribuir com a proteção do meio ambiente e com a redução de acidentes por contaminação.

Ao todo foram capacitados 22 profissionais do HGSPPOL. Com esse treinamento, a Secretaria de Saúde de Itaitinga reafirma o compromisso com a saúde da população numa perspectiva ampliada.

#Saúde 15/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Itaitinga se destaca também na Saúde

A Prefeitura de Itaitinga, por meio da Secretaria de Saúde, teve um trabalho realizado pelo NUMEPS (Núcleo Municipal de Educação Permanente em Saúde) premiado. O reconhecimento do trabalho ocorreu no III Encontro da Rede Saúde Escola, III Mostra em Educação Permanente em Saúde e I Seminário da Gestao do Trabalho e Educacao em Saude. O evento foi realizado durante os dias 12, 13 e 14 deste mês.

A Secretaria de Saúde de Itaitinga, representada pelas servidoras Iasmin Belém e Tatiane Melo, levou para o evento 4 trabalhos e um deles foi condecorado com menção honrosa: Aplicação de mapa falante em processo de territorialização: diagnóstico situacional da Atenção Básica para atuação do NUMEPS.

Esse reconhecimento reafirma os avanços da Saúde de Itaitinga ao cuidar bem das pessoas e demonstra o comprometimento da Prefeitura, que constantemente busca melhorar a qualidade dos serviços prestado aos munícipes.

#Saúde 24/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Profissionais da Secretaria de Saúde de Itaitinga fazem Visita Técnica ao Hospital Sarah Kubitscheck

Nos dias 22 e 23 de novembro, 30 profissionais da Saúde de Itaitinga, em visita técnica, estiveram na sede do Hospital da Rede SARAH em Fortaleza.

Os técnicos do município de Itaitinga, que atuam no atendimento de Reabilitação Adulto e Pediátrico, conheceram de perto o funcionamento de um hospital que é referência internacional no atendimento de reabilitação.

Durante a visita, os profissinais da Saúde itaitinguense conheceram os fluxos; critérios de encaminhamentos; perfil de atendimento e um pouco do funcionamento Rede SARAH, que também é referencial no segmento administrativo-hospitalar.

No cronograma gerencial da Saúde de Itaitinga, o Núcleo Municipal de Educação Permanente em Saúde (NUMEPS) tem feito jus ao nome, mantendo uma agenda de capacitação e treinamento que tem contribuído com a melhoria de um atendimento cada vez mais técnico e humanizado à população itaitinguense.

#Saúde 21/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Novembro Azul: Prefeitura realiza mais uma ação em prol da saúde masculina

Ontem (20), a Secretaria de Saúde de Itaitinga, através do NUMEPS e da equipe de saúde da atenção básica, realizou a oficina HOMEM TAMBÉM SE CUIDA. O evento ocorreu na Camara Municipal de Itaitinga. Dessa vez, os funcionários (homens) da Prefeitura formavam o público alcançado pela ação.

Durante toda a manhã, foram realizadas palestras com foco na Saúde Integral do Homem; nos cuidados com a Saúde Psíquica-emocional; na atenção à Saúde Bucal; na necessidade da prática do exercício fisíco, como medida que influencia no bem-estar do ser humano em geral e, consequentemente, atua na prevenção de doenças.

A ação coordenada pelo NUMEPS, que integra a campanha do Novembro Azul da Prefeitura de Itaitinga, também contou com verificação de pressão arterial; glicemia; atualização do cartão de vacina - com vacinação antitetânica e contra hepatite - e consulta de enfermagem para adoção de hábitos saudáveis.

Mediante os dados do SUS acerca da saúde masculina, espaços de escuta e diálogos, como esses realizados pela Prefeitura, precisam ser aderidos pelos homens com muito mais participação e menos preconceiro; para tanto, as equipes que integram a Saúde de Itaitingam se empenham em motivar os homens a aderirem os cuidado com a saúde como uma prática permanente.

#Saúde 18/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EDITAL ELEITORAL PARA O MANDATO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE – (CMSI) CANDIDATOS ESCOLHIDOS POR VOTAÇÃO EDITAL ELEITORAL PARA O MANDATO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE – (CMSI) - EDITAL Nº 001/2023 – BIÊNIO 2023-2025 - CANDIDATOS ESCOLHIDOS POR VOTAÇÃO
#Saúde 11/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EDITAL ELEITORAL PARA O MANDATO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE – (CMSI) - CANDIDATOS HABILITADOS EDITAL ELEITORAL PARA O MANDATO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE – (CMSI) - CANDIDATOS HABILITADOS
#Saúde 10/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Edital de retificação que aprova as eleições dos usuários, profissionais/trabalhadores da saúde e gestores/prestadores Edital de retificação que aprova as eleições dos usuários, profissionais/trabalhadores da saúde e gestores/prestadores
#Saúde 03/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Itaitinga participa da Campanha Nacional de Multivacinação

No último sábado (30/09), por meio da Secretaria de Saúde, a Prefeitura de Itaitinga participou da abertura da Campanha Nacional de Multivacinação, que acontece de 30/09 a 14/10 em todo o estado do Ceará. Essa mobilização vacinal é uma iniciativa do Ministério da Saúde.

A campanha tem por finalidade atualizar as cadernetas de imunização; retomar os altos índices de cobertura; reduzir a possibilidade de reintrodução e disseminação de doenças preveníveis por vacina no Brasil.

Nessa campanha, são ofertadas vacinas contra poliomielite, hepatites, BCG, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e covid-19.

Os profissionais do município de Itaitinga envolvidos na ação ocorrida no sábado, foram responsáveis pela administração de 839 doses, sendo elas 669 doses em vacinas de rotina do calendário vacinal da criança e do adolescente menores de 15 anos e 170 de vacinas contra Covid 19 nessa mesma faixa etária.

#Saúde 19/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EDITAL ELEITORAL PARA O MANDATO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE – (CMSI) - EDITAL Nº 001/2023 – BIÊNIO 2023-2025 EDITAL ELEITORAL PARA O MANDATO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE – (CMSI) - EDITAL Nº 001/2023 – BIÊNIO 2023-2025
#Saúde 06/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Setembro Amarelo: Prefeitura de Itaitinga investe na prevenção ao suicídio

Ontem (05), a Prefeitura de Itaitinga, através do CAPS e por meio do NUMEPS, promoveu a abertura do Setembro Amarelo. O evento, ocorrido na Câmara Municipal, contou com uma Palestra sobre Estratégias de Prevenção ao suicídio ministrada por profissionais do grupo PRAVIDA da UFC.

Estiveram presentes profissionais da Atenção Básica e Especializada do município e profissionais da Assistência. A organização do evento ficou por conta da Secretaria de Saúde, organizado pelo CAPS São Francisco, com apoio do NUMEPS.

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados; com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano.

O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti sucídio do mundo! Em 2023, o lema é: "Se precisar, peça ajuda!" e diversos trabalhos de prevenção estão sendo desenvolvidos. Ações no município serão realizadas durante todo o mês de setembro.

Caso você esteja enfrentando esse sofrimento ou conhece alguém, não se cale! Se precisar, peça ajuda!

#Saúde 31/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Programa Saúde com Agente: Prefeitura de Itaitinga capacita profissionais da Saúde

Na noite de ontem, a Prefeitura de Itaitinga celebrou a cerimônia de colação de grau de 68 profissionais que integram Saúde do município: 56 Agentes comunitários de Saúde e 12 Agentes de Endemias. O curso, ministrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ocorreu através do Programa Saúde com Agente; teve início em maio de 2022 e fora concluído em agosto de 2023.

O Programa Saúde com Agente visa fortalecer a política de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da formação ampla dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). Criado pelo Ministério da Saúde, a iniciativa constitui o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato hibrido (metodologia na qual estudantes vivenciam o processo de aprendizagem por meio das modalidades presencial e à distância, de forma integrada) do País.

A qualificação dos ACE e dos ACS, sem dúvidas, melhora os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros e também reforça a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas. O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento.

Além dos familiares dos profissionais participaram do evento o Prefeito Antônio Marcos Tavares; secretário de saúde Ângelo Luis Leite Nóbrega e a vereadora Nem Bessa.O corpo técnico do curso também participou da solenidade: Professores, Ticiane de Oliveira Albuquerque, Marcus Vinicius Dias Gadelha, Liana Bezerra Moreira de Sousa; a coodenadora da Atenção Báasica, Jaziane Siqueira Nunes Machado e o coordenador dos agentes de saúde, Francisco Bruno Anastácio da Silva.

#Saúde 23/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Agosto Dourado: Prefeitura promove roda de conversa com gestantes do município

Na manhã de hoje (23), a Prefeitura de Itaitinga, no âmbito do NUMEPS da Secretaria de Saúde, promoveu uma roda de conversa com gestantes do município. O evento, ocorrido na Câmara Mnucipal, faz alusão ao Agosto Dourado deste ano, cujo tema é: "Apoie a Amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham".

O BEBÊ ESTÁ CHEGANDO, E AGORA?, foi o tema da conversa ministrada pela enfermeira Larissa Frota, especialista em enfermagem obstétrica. Cuidados com o recém-nascido, amamentação, higiene e outras orientações foram abordadas pelos profissionais da Saúde do município às gestantes. Conforme diretrizes da Organização Mundial da Saúde, a importância do aleitamento exclusivo durante os seis primeiros meses de vida do bebê também esteve em pauta.

Junto ao secretário de saúde de Itaitinga, Ângelo Luís, o Prefeito Antônio Marcos Tavares parabenizou as mamães e reafirmou o compromisso da gestão em dar suporte e apoio para que a relação de cuidado binômio (mãe-bebê) continue sendo uma das prioridades da administração municipal. O evento contou ainda com presença de representantes da Assistência Social; do Legislativo Municipal e da Casa da Mulher de Itaitinga.

A coordenadora da Atenção Básica, Jaziane Siqeira, reforçou a importância da campanha "Agosto Dourado" e destacou a importância de promover a saúde e o bem-estar materno-infantil, fornecendo informações que fortalecem a construção de um futuro saudável para mães e bebês: "Amamentar é Vida! Apoie a Amamentação: faça a diferença!"

#Saúde 09/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Itaitinga promove capacitação em Suporte Básico de Vida para os profissionais da Saúde

A Prefeitura de Itaitinga, por meio do Núcleo Municipal de Educação em Saúde (NUMEPS) no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde de Itaitinga, promove capacitação dos profissionais da Atenção Básica e Especializada do município em SUPORTE BÁSICO DE VIDA (SBV).

O SBV trata-se de um protocolo padronizado, que prioriza a abertura das vias aéreas e a manutenção da circulação e da respiração sem o uso de equipamentos: é a primeira medida a ser tomada no caso de uma parada cardiorrespiratória e seu início precoce determina as chances de sobrevivência do indivíduo; logo, é de extrema necessidade que os profissionais da Saúde sejam capacitados.

Realizado na Câmara Municipal de Itaitinga, nos dias 25/07 e 08/08, o curso capacitou 83 profissionais e foi ministrado através de um módulo teórico na plataforma virtual da ESP e um módulo prático, com preceptores do Centro de Simulação em Saúde do Estado do Ceará e certificação pela ESP. Dado a importância desse treinamento, a meta do NUMEPS é todos os profissionais da Saúde do município.

A Educação Permanente em Saúde é uma proposta ético-político-pedagógica que visa a transformação e a qualificação da atenção à saúde, dos processos de formação e das práticas de educação em saúde, além de incentivar a intersetorialidade. O objetivo do NUMEPS da Secretaria de Saúde de Itaitinga é melhorar os processos de trabalho e a qualidade da atenção à saúde do município.

#Saúde 25/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura divulga dados dos avanços da Saúde em Itaitinga

Em 2021, o Hospital e Maternidade Ester Cavalcante Assunção (HMECA) fechou o ano com 39.465 procedimentos realizados. Para melhorar os índices da Saúde de Itaitinga e, consequentemente, a qualidade de vida dos munícipes, a gestão haveria de superar muitos desafios; um deles seria a ampliação do ambiente que integra o hospital.

Em 2022, com a mesma estrutura hospitalar, mas focado em cuidar bem das pessoas, o HMECA saltou de 39.465 para 60.460 atendimentos.

Em 2023, a Saúde de Itaitinga alcançou números ainda mais positivos; em janeiro, a Prefeitura inaugurou o anexo do hospital - uma conquista necessária para a ampliação dos atendimentos.

Com os esforços de toda a equipe da Saúde, os avanços já são visíveis e os números de atendimentos bastantes significativos; resultado: apenas no primeiro semestre de 2023, o HMECA superou todos os atendimentos realizados em 2021. Já são 40.677 atendimentos realizados de janeiro a junho.

#Saúde 20/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Itaitinga é campeã nacional na categoria Mostra Brasil, Aqui Tem SUS

A Prefeitura parabeniza a Secretaria de Saúde de Itaitinga e, de maneira especial, a colaboradora Mirley da Silva Oliveira Fontenelle por suas iniciativas em prol da saúde daqueles que mais precisam. Mirley Fontenelle, enfermeira da UBS do Carapió, ganhou destaque nacional por mobilizar e conscientizar a população itaitinguense acerca da importância da vacinação.

Após o reconhecimento da população e a notoriedade em âmbito nacional da inusitada iniciativa, o trabalho coordenado pela enfermeira Mirley ganhou mais um importante reconhecimento, dessa vez no maior evento de saúde pública da América do Sul: o trigésimo sétimo congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), ocorrido de 16 a 19 de julho, em Goiânia - GO.

Na programação da 37ª Edição do Congresso Conasems constava a certificação de iniciativas bem sucedidas nas seguintes categorias: Mostra Brasil, Aqui Tem SUS, Oficina Nacional do Projeto Imuniza SUS, além de contemplar diversos aspectos do tema Integralidade no SUS. A organização do evento, por meio de um júri técnico, avaliou 500 experiências exitosas, com seleção dos trabalhos vencedores.

Representada pelo secretário de Saúde Ângelo Nóbrega, e pela enfermeira Mirley, Itaitinga deixa sua marca nesse evento, de onde sai campeã nacional na categoria Mostra Brasil, Aqui Tem SUS e o melhor do Ceará na categoria Imuniza SUS.

#Saúde 07/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Hospital de Itaitinga amplia oferta de serviços à população

Na última segunda-feira (3), o Hospital Municipal Ester Cavalcante Assunção (HMECA) passou a disponibilizar aos seus usuários mais um importante serviço de saúde: o hospital de Itaitinga agora conta com uma confortável sala de imobilização ortopédica (engessamento); além disso, o HMECA foi contemplado com um novo e moderno aparelho de radiografia (raio-x)

A ampliação dos serviços ofertados pelo HMECA aumenta a rapidez no socorro à população e proporciona mais conforto aos que precisarem desse tipo de atendimento hospitalar, pois os usuários já não precisam se deslocarem à outras cidades para isso.

Os profissionais que atuam nas áreas da ortopedia e da radiografia, devidamente preparados para cuidar bem das pessoas, já fazem uso do novo ambiente e dos novos equipamentos recém-integrados ao Hospital de Itaitinga.

#Infraestrutura 06/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura inaugura mais uma UBS

Nesta segunda-feira (05), a Prefeitura inaugurou mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Dessa vez, o bairro beneficiado foi o Parque Genesaré. A entrega do equipamento atende um antigo anseio dos moradores da região, que, na noite de ontem, conferiu de perto os equipamentos que compõem a UBS, bem como toda sua estrutura: planejada para oferecer conforto e qualidade aos serviços que ali serão oferecidos aos usuários da Saúde.

A solenidade de entrega ocorreu com a presença de moradores; do prefeito de Itaitinga, Antônio Marcos Tavares; do deputado federal Júnior Mano; do prefeito do Eusébio, Dr. Acilon Gonçalves; dos vereadores de Itaitinga; dos secretários municipais e, ainda, de várias outras lideranças locais.

O evento também ficou marcado pela emoção dos familiares do Sr. Rubens Vitorino Dantas, cidadão que nomeia a UBS. O homenageado, falecido em 2016, era uma das mais queridas figuras da Saúde de Itaitinga. Seu Rubens, como era conhecido, embora fosse enfermeiro, entre os populares era carinhosamente chamado de "Médico de Itaitinga".

#DireitosHumano 01/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Faça Bonito 2023 - Maio Laranja

Durante todo o mês de maio, a Prefeitura de Itaitinga mobilizou uma série de ações de conscientização sobre a proteção e a garantia dos direitos das criaças e adolescentes. Ontem (31), num trabalho intersetorial, houve a culminância desse trabalho por meio da Jornada Integrada da Saúde, Assistência e Educação: um olhar humanizado às vítimas de violência sexual e doméstica. Realizado pelas secretarias que integram a temática do encontro, o evento ocorreu na Câmara Municipal.

A programação da Jornada Integrada marcou o encerramento da campanha Maio Laranja, Faça Bonito: proteja nossas crianças e adolescentes. O encontro foi organizada pelo NUMEPS (Núcleo Municipal de Educação Permanente em Saúde).

O NUMEPS prioriza ações intersetoriais com as quais mobiliza temas relevantes do cotidiano de trabalho dos profissionais da Saúde. A temática do Maio Laranja foi ampliado nesse evento e contou com 3 profissionais da PEFOCE (Perícia Forense do Estado do Ceará), que abordaram a Lei Maria da Penha; lesões sugestivas de violência sexual e doméstica e o fluxo de acolhimento do NAMCA.

O evento contou com cerca de 160 participantes das mais diferentes áreas de atuação, sendo finalizado com uma apresentação dos alunos da Escola Manoel Novais com a esquete teatral Para Fazer Bonito, Disque 100.

#Audiência 01/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Itaitinga realiza audiência em saúde

No dia 30 desta semana (terça-feira), a Prefeitura de Itaitinga, por meio do Conselho Municipal de Saúde, reuniu as coordenadorias de todos os setores e departamentos vinculados à Saúde do município. O evento, uma audiência aberta ao público, ocorreu na Câmara Municipal de Itaitinga.

Com a finalidade de prestar contas do primeiro quadrimestre de 2023 de forma transparente para a sociedade, a audiência foi um importante momento para avaliar os avanços alcançados e, com base nos dados partilhados, estabelecer as diretrizes necessárias para que a gestão continue a melhorar a Saúde itaitinguense.

Com a presença do doutor Ângelo Nóbrega, Secretário de Saúde do município, a audiência foi coordenada pela doutora Gardênia Negreiros, médica veterinária e presidente do Conselho Municipal de Saúde.

#Saúde 26/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Intrassetorialidade da Saúde no Autismo

Nesta quarta-feira (26), a Prefeitura de Itaitinga, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu um encontro entre diversos profissionais de diferentes setores, essa intrassetorialidade entre as equipes da Saúde Pública Municipal visa uma compreensão mais abrangente pelos profissionais do município para melhor lidar com o autismo.

Em abril, em todo o Brasil, ocorrem diversas ações educativas focadas no autismo (blitz, campanhas, palestras...), com a finalidade de transmitir à população de maneira geral conhecimentos básicos sobre o TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) e em Itaitinga não tem sido diferente — quanto mais informação, menos preconceito.

Para uma melhor compressão dessa problemática que envolve a Saúde Pública e reflete em diversos segmentos da sociedade, a Secretaria de Saúde de Itaitinga tem interagido com toda sua equipe, buscando sempre se atualizar para melhor atender a população itaitinguense.

Nesse encontro, realizado na Câmara Municipal de Itaitinga, além de palestras com especialistas no assunto, os profissionais e convidados ali presentes também conheceram experiências exitosas realizadas na cidade do Eusébio.

#Saúde 14/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura realiza matriciamento em saúde mental

APrefeitura de Itaitinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Centro de Atenção Psicossocial - CAPS I), com o apoio da CÂMARA MUNICIPAL DE ITAITINGA, realizou nesta última quinta-feira (13) a 1ª CAPACITAÇÃO DE MATRICIAMENTO EM SAÚDE MENTAL de 2023. Visando uma construção coletiva, o evento contou com a presença de representantes da Saúde, Educação e Assistência Social.

A ação faz parte de uma estratégia para fortalecer e organizar o cuidado na Rede de Atenção Psicossocial, pautada num processo de construção compartilhada. O Secretário de Saúde, Dr. Ângelo Nóbrega, reforçou a importância deste momento e incentivou a participação de todos no cuidado em saúde mental.

O encontro foi mediado pelo Dr. Cláudio Costa, médico psiquiatra do CAPS, que trouxe temáticas importantes sobre fluxos, referências e contra referências. O MATRICIAMENTO EM SAÚDE MENTAL objetiva fomentar encontros entre saberes e práticas diversas e complementares que compõem a saúde mental a nível municipal, visando um novo modo de produzir saúde por meio de uma proposta pedagógico-terapêutica.

O evento reuniu representantes dos seguintes equipamentos: CAPS, Unidades Básicas de Saúde - UBS, Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF, Centro de Especialidades Odontológicas - CEO, Serviço de Atenção Domiciliar - SAD, Centro Integrado de Reabilitação de Itaitinga - CIRI, Hospital e Maternidade Ester Cavalcante Assunção - HMECA, Ouvidoria da Saúde, Núcleo Municipal de Educação Permanente em Saúde - NUMEPS, Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado - NAPE, Secretaria do Trabalho e Assistência Social - STAS, Centro de Referência de Assistência Social - CRAS e Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS.

#Saúde 01/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura entrega nova UBS à população

A Prefeitura de Itaitinga, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS). Localizada no Parque Santo Antônio, a UBS Sylvio Ideburque Carneiro Leal atenderá cerca de 4 mil pessoas.

A solenidade de inauguração ocorreu na noite desta terça-feira (28) e contou com a presença do prefeito municipal, chefe de gabinete, vereadores, secretários, com familiares do homenageado e também com a população de Itaitinga.

Com a nova estrutura de saúde entregue à população, a atenção básica ganha um importante reforço para melho atender os usuários do SUS. A UBS Dr. Sylvio Ideburque é uma conquista há muito almejada pelos moradores do bairro, que já foi o mais populoso do munícipio.

#Saúde 01/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Inauguração: prefeitura oficializa entrega do anexo do Hospital de Itaitinga

Na noite de ontem (31), a Prefeitura Municipal de Itaitinga, através da Secretaria de Saúde, oficializou a entrega do anexo do Hospital de Itaitinga Dr. Acilon Gonçalves Pinto. Na ocasião estiveram presentes autoridades políticas do município e familiares do saudoso Acilon Gonçalves Pinto, médico e político cearense que dá nome ao anexo. Entre os familiares do homenageado estavam o filho, Acilon Gonçalves Pinto Júnior, e o neto, Bruno Gonçalves, prefeito de Aquiraz.

A entrega desse equipamento hospitalar há muito era esperado pelos munícipes e será um importante suporte à saúde da população de um município referência em crescimento populacional. A nova estrutura de saúde pública municipal, integrada ao Hospital e Maternidade Ester Cavalcante Assunção (HMECA), está equipado com monitor cardíaco; ventilador mecânico; bombas de infusão; cardiversor; ECG; desfibrilador; macas e cadeiras de rodas.

A equipe do HMECA de Itaitinga, que presta um serviço vital à população do município, conta agora com um ambiente que foi planejado e executado para otimizar o atendimento àqueles que mais precisam de atenção, adotando uma metodologia de trabalho cuja prática deve ser permanente nos órgãos públicos do município: um tratamento humanizado.

Ainda que os recursos geridos pelo Executivo Municipal sejam poucos para atender todos os anseios da população, o HMECA é um importante referencial de uma administração que otimiza a aplicação desses recursos de forma eficaz.

Atente-se à alguns dados de dezembro do HMECA: média de atendimento diário, 218 (6755 mês). Média de procedimentos realizados diariamente, 51. Entre os procedimentos realizados no Hospital e Maternidade Ester Cavalcante Assunção estão: raio x; sutura; curativos; ECG; USG; curativo ; retirada de pontos; sondagem; gasometria e transfusões.

#Saúde 15/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura entrega nova UBS à população Inauguração de Unidade Básica de Saúde
#Saúde 30/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Confira a lista de pessoas que serão vacinadas no mutirão de vacinação Os relacionados devem comparecer ao posto de saúde mais próximo para serem vacinados.
#Mulher 03/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Unidade Móvel da Mamografia vai realizar 160 exames em Itaitinga A unidade móvel ficará localizada na Praça Matriz de Itaitinga, desde as 7h da manhã até as 16h da tarde.
#Saúde 15/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Itaitinga começará a campanha de vacinação contra a gripe A campanha começará às 8h da manhã desse sábado (17) e será encerrada às 14h. O cartão de vacinação e o cartão do SUS deverão ser levados ao Posto de Saúde no dia da vacinação.
#Saúde 24/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Hospital de Itaitinga recebeu a doação de dois capacetes Elmos

O Hospital Maternidade Ester Cavalcante Assunção do município de Itaitinga recebeu a doação de dois capacetes Elmos. Ricardo Cavalcante, atual Presidente da FIEC, foi o responsável pela doação.

Ao utilizar um mecanismo de respiração artificial não invasivo, o Elmo é fundamental para evitar a intubação de pacientes, reduzindo em 60% a necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Apenas quatro das dez pessoas que usaram o capacete em Hospitais precisaram ser transferidas para UTIs. O dispositivo trata quadro clínico moderado e também auxilia casos em início de gravidade.

As equipes do Hospital de Itaitinga serão devidamente capacitadas sobre o uso dos aparelhos e em breve os capacetes serão colocados em funcionamento para ajudar a salvar a vida dos itaitinguenses.

#Saúde 08/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Confira o Decreto Municipal sobre medidas contra a proliferação do coronavírus O Decreto tem como objetivo evitar a disseminação do coronavírus em Itaitinga
#Saúde 24/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Itaitinga vai oferecer capacitação sobre coronavírus aos profissionais de saúde

A Prefeitura de Itaitinga, através da Secretaria de Saúde, irá oferecer uma capacitação sobre o coronavírus aos profissionais de saúde do Hospital Maternidade Ester Cavalcante Assunção.

A capacitação será realizada fisioterapeuta Roni Rodrigues e terá como público alvo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem do hospital de Itaitinga. O treinamento irá ocorrer nos dias 27/02 e 06/03 e tratará de temas como oxigenoterapia, sequência de intubação rápida, sistema de aspiração, entre outros.

Para a secretária de saúde Dulce Viana, a capacitação é de extrema importância e vai preparar ainda mais os profissionais de saúde do município no combate à pandemia do coronavírus. O Prefeito de Itaitinga, Paulo Cesar Feitosa, parabenizou a secretaria pela iniciativa e reafirmou o compromisso da Prefeitura no objetivo de salvar vidas e vencer o coronavírus.

#Saúde 04/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Itaitinga disponibiliza relação de vacinados

A Prefeitura de Itaitinga, através da Secretaria de Saúde, iniciou a vacinação contra o coronavírus no dia 19 de janeiro. E buscando cada vez mais a transparência nos atos da gestão, divulgaremos regularmente a relação de pessoas vacinadas.

Além do nome dos vacinados, também consta na relação o grupo prioritário que pertencem e qual a vacina receberam.

Clique no link abaixo e confira a relação atualizada.

#Saúde 27/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Itaitinga inicia a vacinação contra o coronavírus de idosos a partir de 75 anos A vacinação será realizada de forma domiciliar e neste primeiro momento serão priorizados os idosos com mais de 75 anos que estejam acamados e os idosos com mais de 80 anos.
#Saúde 22/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Há duas semanas o Hospital Municipal de Itaitinga não registra nenhuma internação por complicações da Covid-19. Há duas semanas o Hospital Municipal de Itaitinga não registra nenhuma internação por complicações da Covid-19.
#Saúde 19/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Itaitinga mantém campanha de vacinação contra gripe até o dia 30 de junho. Prefeitura de Itaitinga mantém campanha de vacinação contra gripe até o dia 30 de junho.
#Saúde 19/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE início das atividades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, em nosso município. Na próxima segunda-feira (22) Itaitinga ganhará um grande reforço na saúde, com o início das atividades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, em nosso município.
#Saúde 03/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mais vidas continuam sendo salvas! 232 itaitinguenses estão curados até o momento da covid-19! Mais vidas continuam sendo salvas! 232 itaitinguenses estão curados até o momento da covid-19!
#Saúde 03/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE A Prefeitura de Itaitinga começou a realizar testes rápidos de Covid - 19 nas Unidades Básicas de Saúde do município. A Prefeitura de Itaitinga começou a realizar testes rápidos de Covid - 19 nas Unidades Básicas de Saúde do município.
#Saúde 28/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Continuaremos cada vez mais firmes, implementando ações, investindo, cuidado da nossa gente, todos unidos na luta de tod Continuaremos cada vez mais firmes, implementando ações, investindo, cuidado da nossa gente, todos unidos na luta de todos os dias para salvar vidas.
#Saúde 19/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Disponibilizando todo investimento efetuado pela Gestão Municipal no combate e controle da Covid-19. Transparência de seus atos, está disponibilizando todo investimento efetuado pela Gestão Municipal no combate e controle da Covid-19.
#Saúde 12/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE início nesta segunda-feira, dia 11 de maio, a 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A Prefeitura de Itaitinga, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta segunda-feira, dia 11 de maio, a 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe.
#Saúde 04/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Itaitinga realiza serviços de desinfecção em locais com aglomeração Prefeitura de Itaitinga realiza serviços de desinfecção em locais com aglomeração
#Saúde 29/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Itaitinga distribui 10 mil máscaras para a população.

A Prefeitura de Itaitinga adquiriu dez mil máscaras para serem distribuídas entre a população, principalmente entre as pessoas que vão utilizar os serviços das unidades de saúde, filas de casas lotéricas, supermercados e das agências bancárias.

A medida é uma ação de prevenção ao coronavírus na cidade, pois até a manhã desta quarta-feira (29), Itaitinga já registrou 49 casos de pacientes infectados pela covid-19 e infelizmente 2 óbitos pela doença. A Prefeitura recomenda o uso de máscaras de proteção como forma da a população se proteger do vírus.

"O uso é positivo, desde que as pessoas usem adequadamente a máscara. Mas precisamos alertar que só uso dela também não basta, é preciso manter a higienização das mãos e seguir as outras medidas como o isolamento social", ressaltou o prefeito Abel Cercelino.

#itaitinga

#secretariadeSaudeItaitinga

#Saúde 13/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Confira algumas ações desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de Itaitinga Por meio da Secretaria Municipal da Saúde, no combate ao coronavírus em nosso município
#Saúde 17/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PLANO MUNICIPAL DE CONTIGÊNCIA PARA ENFRENTAMENTO ÀS EMERGENCIAS RELACIONADAS AO NOVO CORONA VIRUS PLANO MUNICIPAL DE CONTIGÊNCIA RELACIONADOS AO NOVO CORONA VIRUS (19 - NCONV) NO MUNICÍPIO DE ITAITINGA.
#Saúde 02/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha Fevereiro Laranja. Uma vez que este mes foi escolhido como o Mes de Combate Mundial a Leucemia.
#Saúde 01/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saude do Municipio inicia curso de capacitaçãod e Agentes de Saúde ITAITINGA EM FOCO - Segunda dia 30/10 realizou-se a abertura do curso de Capacitação de Agentes de Saúde que tem, como objetivo promover a formação profissional de técnicos de saúde, e o processo de construção de identidade de sua categoria no contexto histórico do Sistema único de Saúde - SUS.
O evento contou com a presença da Dra. Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto, pesquisadora da Escola de Saúde Pública. Dra. Cris Guimarães Secretária de Saúde do município, do Vice Prefeito José Neto e demais autoridades.
www.itaitinga.ce.gov.br
Emitido dia 16/04/2024 às 11:44:48