NOTÍCIAS

30-DEZ-2022

IBGE: crescimento populacional de Itaitinga é destaque no Ceará

#Administração POR TARGINO 30 DE DEZEMBRO DE 2022

Fotografia: Oséias Targino

Na última quarta-feira (28), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma prévia do Censo 2022, para cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Conforme a divulgação censitária, Itaitinga ocupa o 2º lugar entre os municípios cearenses que mais ganharam habitantes, ficando atrás apenas de Jijoca de Jericoacoara, superando (proporcionalmente) municípios como Eusébio, São Gonçalo do Amarante, Pindoretama, Aquiraz e Horizonte.

No censo anterior (2010), Itaitinga contabilizou 35.817 habitantes, agora (2022), contabiliza 60,706, ou seja, a população quase que dobrou. Mas, afinal, qual a repercussão desses números na governabilidade do município? Enorme. Qualquer cidadão minimamente esclarecido concluirá que esse aumento traz inúmeras consequências à administração pública.

Exemplificando, nos últimos dez anos o número de vagas escolares na rede municipal de ensino e, consequentemente o número de escolas, deveriam ter crescido na mesma proporção; vale dizer o mesmo para os serviços de saúde, de limpeza urbana e de segurança - o que não ocorreu.

Some-se a isso os custos com a infraestrutura urbana (pavimentação de ruas e avenidas), aumentados conforme a cidade se amplia, como exponencialmente cresceu o Barrocão, Gereraú e outras localidades onde os investimentos imobiliários duplicaram o número de moradias, demandando então a ampliação dos serviços de esgotamento sanitário, rede elétrica, água encanada e outros.

Sabendo que nos últimos 10 anos as gestões municipais foram ineficientes na qualificação desse crescimento populacional, a atual gestão lida com dois enormes desafios: reparar o atraso das anteriores e acompanhar crescimento atual, que tende a ser ainda maior, à medida que se melhora a qualidade de vida dos munícipes. Como exemplo disso, citamos a educação municipal, que por conta dos bons índices alcançados nos últimos dois anos, registra enorme aumento de procura por novas matrículas.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Esporte Há 1 dia(s)

Prefeitura formaliza a Comissão Municipal de Esportes

Em fevereiro deste ano, o Executivo Municipal decretou a criação da Comissão Municipal d [...]

#Cultura Há 1 dia(s)

Prefeitura de Itaitinga dá suporte à Caminhada de São José

Neste domingo (19), a Prefeitura de Itaitinga colaborou com a tradicional caminhada de S [...]

#AssistênciaSocial Há 7 dia(s)

Entrega do Vale Gás Social / março de 2023

Nos próximos dias deste mês, a Secretária do Trabalho e Asssistência Social fará a entre [...]

#Desenvolvimento Há 9 dia(s)

Prefeitura aprova Ecossistema de Inovação do município

Na manhã desta segunda-feira (13), o Executivo Municipal, em reunião intersetorial, apro [...]

#DireitosHumano Há 14 dia(s)

Profissionais da Prefeitura participam de seminário sobre a Lei Maria da Penha

Equipe técnica da Assistência Social, participa de seminário promovido pelo MPCE. O even [...]

#Cultura Há 14 dia(s)

Prefeitura de Itaitinga vai reformar o Castelo de Música do Ancuri

A Prefeitura de Itaitinga, em parceria com o governo do estado, vai iniciar o resgate de [...]

#Finança Há 19 dia(s)

Estagiários da Prefeitura participam de formação

Nesta sexta-feira (3), Prefeitura de Itaitinga, junto ao IEL (Instituto Euvaldo Lodi), v [...]

#Saúde Há 21 dia(s)

Prefeitura entrega nova UBS à população

A Prefeitura de Itaitinga, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou uma nova Unidade B [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito