O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 27/03/1992
Emancipação Política: 27 MARÇO
Gentílico: itaitinguense
Unidade Federatíva: Ceará
Mesoregião: Metropolitana
Microregião: Fortaleza
Distância para a capital: 32,00

Dados de características geográficas

Área: 151.633,00
População estimada: 38933
Densidade: 25.676,00
Altitude: 67
Clima: Tropical quente sub-úmido
Fuso Horário: UTC-3
Itaitinga é um município brasileiro do estado do Ceará, pertencente a Região Metropolitana de Fortaleza, sendo contígua à capital cearense. A cidade desenvolveu-se às margens da BR 116, no nordeste do Brasil. A toponímia Itaitinga é uma aglutinação de prefixos provenientes do Tupi Guarani: Itá = Pedra + y = rio + tinga = branco, Riacho das Pedras Brancas.[6].

Está localizada às margens da BR 116, a uma altitude média de 67 m, 151,633 km²[2] de área e 38.933 habitantes[7]. É a 50ª cidade mais populosa do estado do Ceará e a 941ª mais populosa do Brasil.
As terras as margens do rio Coaçu eram habitadas por etnias indígenas, tais como os Pitaguary e Jenipapos-canindés[8],[9].
Um distrito criado com a denominação de Cajazeiras, por ato estadual de 07/07/1917, subordinado município de União. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Cajazeiras permanece no município de Pacatuba.
As terras ao redor de Gereraú (um distrito às margens da antiga estrada Messejana-Pacatuba ou Estrada Itaitinga-Carapió) tiveram a sua história mudada com a construção da BR 116 nos anos 30 do Século XX.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31/12/1936 e 31/12/1937. Pelo decreto estadual nº 448, de 20/12/1938, o distrito de Cajazeiras passou a denominar-se Pedreiras. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito Pedreiras ex-Cajazeiras, figura no município de Pacatuba. Pelo Decreto-lei Estadual nº 1114, de 30/12/1943, o distrito de Pedreiras passou a denominar-se Itapó.
O Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), agora Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estruturou ao lado leste da serra local residência para os engenheiros da obra, e uma pedreira para a retirada de brita, que serviria para os alicerces da estrada.
Nos anos 60 e anos 70 do século XX, a antiga Estrada Itaitinga-Carapió, atual Rodovia Edson Queiroz (CE-350) que liga Itaitinga a Pacatuba (Ceará), teve boa parte do seu percurso inundado pelas águas dos açudes que abasteceriam Fortaleza, como: Açude Gavião e Açude Pacoti/Riachão.
Em divisão territorial datada de 01/07/1960, o distrito de Itapó figura no município de Pacatuba. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17/01/1991.
Das tribos indígenas, da residência do DNER, do extrativismo, da construção dos Açude Gavião e Açude Pacoti/Riachão surgiu Itaitinga que que foi elevada a categoria de cidade pela Lei Estadual nº 11927 de 27 de março de 1992 (assinada pelo Governador Ciro Gomes), com território desmembrado de Pacatuba.[10] Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.


Os principais eventos culturais:
Carnaval;
Festejos de São José - Padroeiro do Estado em 19 de março;
Aniversário do Município em 27 de março;
Festejos de Santo Antônio e a Festa do Pau da Bandeira - 1º à 13 de junho;
Desfile Cívico das Escolas pelas ruas em setembro.
A Prefeitura Municipal localiza-se na sede: Itaitinga, situado na Avenida Coronel Virgílio Távora, 1710 – Antônio Miguel. Contato: (85) 3377 2616[16].
A Câmara Municipal localiza-se na sede: Itaitinga, situado na Rua João Ferreira Viana, 325 – Centro[
A economia local é baseada na mineração, na extração de rochas ornamentais, brita, placas para fachadas e usos diversos na construção civil; a extração de areia e argila (utilizada na fabricação de telhas, tijolos), bem como extração de rocha calcária.
No comércio varejista há supermercados, farmácias, depósitos de construção, lojas de roupas, boutiques, frigoríficos, lojas de móveis e eletrodomésticos e eletrônicos, mercadinhos, mercearias, padarias, lojas de variedades, lanchonetes e restaurantes.
Nos serviços há salões de beleza, locadoras, oficinas mecânicas, academias, borracharias, técnicos em eletrônicos, vendedores ambulantes, costureiras e botecos.
Na agricultura destacam-se as culturas de subsistência de feijão, milho, mandioca e algodão. Na pecuária: bovino, suíno e avícola.
O extrativismo vegetal também é fonte de renda e destaca-se no fabricação de carvão, extração de madeiras diversas para lenha e construção de cercas.

Hino do Município de Itaitinga

Do solo ao topo da serra
o verde venusto seduz.
A brita é tua riqueza,
traz vida à terra da luz.
Recinto de ventura conquista,
alegria imensa traduz.
De origem tupi-guarani,
teu nome uma história conduz.

Riacho das pedras brancas!
Membro do meu Ceará!
Itaitinga, és rica, és bela.
Por ti hei de sempre cantar.

Teus rios são fontes perpétuas,
eterna é a gratidão.
A terra é forte e feraz
da chuva tens a plantação.
Liberdade canta o sabiá,
de liberdade frui o coração.
E mesmo se um dia partir,
ao seio de amor voltarão.

Riacho da pedras brancas!
Membro do meu Ceará!
Itaitinga, és rica, és bela.
Por ti hei de cantar.

Quando o sopro da sina vier,
meu corpo em teu barro terei.
Do pó desta terra eu nasci,
ao pó, enfim, voltarei.
Honra no peito da sorte,
em tua história atuei.
Santo Antônio, o teu padroeiro,
no céu, com ele estarei.

Riacho das pedras brancas!
Membro do meu Ceará!
Itaitinga, és rica, és bela.
Por ti hei de sempre cantar.

Autor: Alex Bessa Daniel
Arranjo: Maestro Jardilino Maciel

Brasão


Bandeira


NOTÍCIAS

#AssistênciaSocial | 18 DE OUTUBRO DE 2021

Em uma reunião realizada nesta segunda (18), a Prefeitura de Itaitinga reuniu o colegiado do Conselho Tutelar, a articuladora do Selo UNICEF e Prefeito Amigo da Criança, as Secretárias de Assistência Social e Educação e representantes da Secretária de [...]

#AssistênciaSocial | 23 DE SETEMBRO DE 2021

A Prefeitura de Itaitinga, através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social e em parceria com o Governo do Estado do Ceará, proporcionará os serviços do Caminhão Cidadão aos itaitinguenses. A ação será realizada nos dias 30 d [...]

#Finança | 20 DE SETEMBRO DE 2021

A Prefeitura de Itaitinga, através da Secretaria de Finanças, instituiu o Programa de Recuperação de Créditos Tributários ou não (REFIS), destinado a possibilitar o pagamento de dívidas contraídas até dezembro de 2020. Os cr&eacut [...]

#MeioAmbiente | 17 DE SETEMBRO DE 2021

Esse resíduo é destinado para a empresa e uma parte do lucro advindo da comercialização do óleo vegetal é repassado ao Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta.

#MeioAmbiente | 15 DE SETEMBRO DE 2021

O encontro aconteceu no auditório da Escola Profissionalizante Professor Francisco Aristóteles

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito