Comunidade surda de Itaitinga, através do projeto Mãos que falam e acolhem, acompanha a Conferência
Ontem (9), por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência social, Itaitinga realizou sua 13ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento ocorreu na Escola Profissionalizante Francisco Aristóteles de Sousa, na Ponta da Serra, e contou com a participação de diversos setores da sociedade civil, de parlamentares, de representantes da Gestão Municipal e também de lideranças do município.
Por meio da Conferência de Assistência, que ocorre a cada dois anos nas esferas municipal, estadual e federal, a sociedade brasileira tem a oportunidade de discutir e fortalecer a Política de Assistência Social. Ainda na abertura da Conferência de Itaitinga, a Secretária de Assistência Social do Município, Erivanda Nogueira, fez um breve resgate histórico dos 20 (vinte) anos de existência do SUAS (Sistema Único de Assistência Social. A Secretária enfatizou que o SUAS é uma conquista da sociedade cuja luta resultou numa política de Direito ao longo dos anos.
Após o protocolo inicial do evento, o cerimonial da Conferência fez a leitura do Regimento Interno do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social). Em seguida, o público presente acompanhou a palestra magna cujo tema era: "20 anos de SUAS: construção, proteção social e resistência".
Os trabalhos pautados e discutidos na 10ª Conferência Municipal de Assistência de Itaitinga foi dividida nos seguintes eixos:
Universalização do SUAS;
Aperfeiçoamento contínuo do SUAS: inovação, gestão descentralizada e valorização profissional;
Integração de benefícios e serviços socioassistenciais: fortalecendo a proteção social, segurança de renda e a inclusão social no sistema único de assistência Social;
Gestão democrática, informação no SUAs e comunicação transparente: fortalecendo a participação no SUAS;
Sustentabilidade Financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS.
Com a relevante contribuição e participação da sociedade civil, a Prefeitura Municipal de Itaitinga reafirma o seu compromisso de fortalecer a política de Assistência Social como um Direito a ser garantido ao cidadão itaitinguense. Embora o Brasil muito tenha avançado nos últimos anos na área da Assistência, a Gestão Municipal não mede esforços para apoiar e investir em projetos, como o Mãos que falam e acolhem, voltados a quem mais precisa ser incluído na política de Assistência Social do município.