
Na tarde desta terça-feira (18), na Câmara Municipal, a Prefeitura de Itaitinga lançou o livro FORTALECENDO O SUS QUE QUEREMOS: A EXPERIÊNCIA DE ITAITINGA. A publicação é um reconhecimento da Gestão Municipal aos profissionais da Saúde que, por meio de iniciativas desenvolvidas no município, alcançaram notoriedade e premiações nos últimos três anos, tanto estadual como nacional.
Organizado pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde de Itaitinga (NUMEPS), o livro teve o seu lançamento por ocasião da Décima Conferência Municipal de Saúde, realizada na manhã dessa terça-feira, também na sede do parlamento municipal.
Os projetos desenvolvidos em Itaitinga, conforme um dos textos que apresentam a publicação, "são frutos de quem enxerga a dor, a alegria e os sonhos do outro com respeito e empatia. Este trabalho desmistifica uma percepção de parte da sociedade, que, equivocadamente, costuma nivelar por baixo o servidor público: aqui fica evidente que os protagonistas desses projetos muito honram suas profissões quando, de fato, zelam pelo bem-estar e a saúde do seu próximo: a população itaitinguense".
A publicação reconhece ainda a eficácia do Sistema Único de Saúde (SUS) ao enfatizar: "a eficiência de sua operacionalidade alcança os brasileiros mais vulneráveis e atua nos mais distantes rincões desse país de dimensões continentais. Público e gratuito, o SUS é um dos melhores sistemas de saúde do mundo e referência para países - inclusive mais desenvolvidos que o Brasil - que buscam melhorar o atendimento à sua população".
A obra ressalta a integração do SUS com os municípios, reconhecendo nisso uma forma de potencializar e democratizar ainda mais o cuidado com quem mais precisa de atenção: "integrados a esse prodigioso Sistema, os profissionais que atuam em Itaitinga, imbuídos de zelo pela vocação, motivam os gestores públicos e cativam paciente e usuários do Sistema".
Por fim, a obra evidencia a necessidade desses projetos permanecerem de forma contínua: "as experiências aqui registradas transcendem o exercício metódico e burocrático inerente ao ofício da Saúde e provam que as pessoas do bem, quando dispostas a irem além do convencional, são capazes de entusiasmar gerações".
Para saber mais sobre os projetos que integram o livro FORTALECENDO O SUS QUE QUEREMOS: A EXPERIÊNCIA DE ITAITINGA, clique no link abaixo e acesse o e-book.