NOTÍCIAS

01-DEZ-2022

Grupo de Dramistas Flor da Pedra

#Cultura POR TARGINO 01 DE DEZEMBRO DE 2022

Apresentação no salão paroquial da matriz itaitinguense

A Prefeitura de Itaitinga, por meio da Secult, retoma as apresentações em público das dramistas da Flor da Pedra - interrompidas em virtude da pandemia. O grupo é composto por dramistas, pastoril, mestras da cultura itaitinguense, que interpretam dramas, cantos, danças e contações de histórias em performances teatrais.

As dramistas da Flor da Pedra são filhas de Itaitinga (fazedoras da história local), são mães, avós, donas de casa, trabalhadoras, aposentadas, que despendem tempo e energia em prol do fazer artístico-cultural. A socialização do grupo diz muito sobre o município, sobre elas mesmas: "Na batida do pé, no corpo que dança".

Ao apresentar seus dramas, a Flor da Pedra transmite a cultura da tradição popular, louvando figuras da própria história, onde a troca de saberes transcende a solitude da longevidade à uma experiência comunitária que eleva a autoestima de quem, ao longo da vida, muito se doou à família e ao próximo.

A Cultura Popular tradicional está enraizada na existência humana por meio de diferentes manifestações. Portanto, cada Mestre da Cultura (longevos) vive a arte na própria pele e traz consigo um repertório de conhecimentos que lhes foram transmitidos por gerações anteriores.

Promover o fazer artístico da Flor da Pedra é uma forma pela qual a Prefeitura de Itaitinga busca perpetuar sabere; mas é, também, um meio de estimular hábitos que proporcionam bem-estar àqueles que, acumulando conhecimento, muito têm a ensinar às novas gerações.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Esporte Há 3 dia(s)

Por uma sociedade mais saudável, a Prefeitura investe em atividades e práticas desportivas.

A Prefeitura de Itaitinga acredita que o esporte e as atividades físicas em geral contri [...]

#Empreendedorismo Há 6 dia(s)

Hub de Inovação da Prefeitura de Itaitinga na 7ª Feira do Conhecimento

De 30 de novembro a 2 de dezembro, a Prefeitura de Itaitinga, por meio do Hub de Inovaçã [...]

#Controladoria Há 9 dia(s)

Prefeitura de Itaitinga é Premiada pelo TCE

A Prefeitura Municipal de Itaitinga, pela primeira vez na história, conquistou o Selo Ou [...]

#Empreendedorismo Há 10 dia(s)

Sala do Empreendedor de Itaitinga recebe o Selo Ouro de Referência em Atendimento

Na última terça-feira (28), a Sala do Empreendedor de Itaitinga recebeu do SEBRAE/CE o S [...]

#Administração Há 11 dia(s)

convoca o candidato JOABI PINHEIRO PRUDENCIO para a realização do Exame de Capacidade Física

CONVOCAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DE TESTE FÍSICO 001/2023 CONCURSO PÚBLICO N° 001/2015

#Economia Há 11 dia(s)

Itaitinga marca presença na 7ª Feira do Conhecimento

A Prefeitura Municipal de Itaitinga, através da Secretaria de Planejamento e Desenvolvim [...]

#Tributo Há 11 dia(s)

Prefeitura prorroga o REFIS

A Prefeitura de Itaitinga prorrogou o prazo para adesão ao Programa de Recuperação de Cr [...]

#Saúde Há 16 dia(s)

Profissionais da Secretaria de Saúde de Itaitinga fazem Visita Técnica ao Hospital Sarah Kubitscheck

Nos dias 22 e 23 de novembro, 30 profissionais da Saúde de Itaitinga, em visita técnica, [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito