Bruno Lima, psicólogo da UBS do Antônio Miguel, em momento de acohida do público atendido pela unidade
Durante todo o mês de setembro, a Prefeitura de Itaitinga tem promovido ações que ressaltam a valorização da vida. A mobilização tem ocorrido em alusão ao Setembro Amarelo, que é uma campanha de alcance internacional para combater ao suicídio. Com base nos casos que ainda ocorrem em todo mundo, a questão é tratada como questão de saúde pública.
Com o intuito de promover discussões sobre cuidados com a saúde mental e bem-estar social, a equipe da Unidade Básica de Saúde do Antônio Miguel iniciou a semana acolhendo o seu público com uma breve palestra sobre o tema. O momento de reflexão foi feito pelo psicólogo da própria unidade, que ali acolhe e atende quem busca ajuda psicológica.
Em resumo, os objetivos da campanha Setembro Amarelo são: conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio; ampliar a discussão sobre a importância da saúde mental; reduzir o estigma em torno das questões que envolvem a saúde mental e incentivar as pessoas a buscar ajuda profissional quando necessário.
Fique por dentro: o suicídio é uma das principais causas de morte em todo o mundo, afetando pessoas de todas as idades e de todas as classes sociais, portanto, é uma questão que requer a atenção e o envolvimento de toda a sociedade. A conscientização e a educação sobre a saúde mental são fundamentais para prevenir o suicídio e promover o bem-estar
Ante a delicadeza e tabus relacionados ao tema, profissionais da área entendem que parte da sociedade precisa romper o estigma de "Super-herói". Afinal, se reconhecer como um ser humano comum é saber que, vez por outra, qualquer um pode precisar buscar ajuda profissional; falar abertamente sobre a saúde mental e sobre os próprios sentimentos.
No intuito de ajudar a romper esses tabus, a Secretaria de Saúde do município continua o Setembro Amarelo conscientizando a população sobre a importância de cuidar da saúde mental. Estando à serviço da população, a Prefeitura Municipal de Itaitinga orienta o cidadão (ã) a buscar ajuda profissional quando necessário.